top of page

Intervenientes

Tiago Pitta e Cunha

Fórum Oceano

Ana Brito e Melo

-

WavEC Offshore Renewables

António Pascoal

-

Instituto de Sistemas

e Robótica - Instituto Superior Técnico

António Calado

-

EMEPC

Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

Jorge Relvas

-

Instituto Dom Luiz

(IDL - LA), Universidade de Lisboa

Rui Azevedo

-

Fórum Oceano

Tiago Pitta e Cunha

 

Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e Legis Magister em Direito Europeu e Internacional pela London School of Economics and Political Science.

Actualmente é consultor em políticas de oceano e assuntos do mar e está contratado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos para coordenar o lançamento da futura Fundação Oceano Azul.

É Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa e é Membro do Conselho de Orientação da Iniciativa Oceanos da Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi Consultor do Presidente da República para os Assuntos da Ciência, Ambiente e do Mar entre 2010 e Março de 2016.

Entre 2004 e 2010 foi Membro do Gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos

Marítimos, coordenando os desenvolvimentos da então emergente Política Marítima Integrada da UE.

Entre 2003 e 2004 foi Coordenador da Comissão Estratégica dos Oceanos, um grupo de trabalho de alto nível nomeado pelo Primeiro- Ministro de Portugal para redigir uma política nacional para os oceanos.

Foi representante de Portugal na Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas, na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e no Processo Consultivo Informal das Nações Unidas sobre Oceanos e Direito do Mar.

Representou ainda Portugal e os demais Estados Membros da UE nas Nações Unidas, na área dos assuntos do mar durante as presidências portuguesa e francesa, em 2000.

Nas Nações Unidas foi, entre 1999 e 2002, Conselheiro na Missão Permanente de Portugal e em 1998 Delegado à 6ª Comissão da Assembleia Geral.

Entre 1995 e 1996 foi Assessor do Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas. Anteriormente foi Professor Assistente na Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa e exerceu a advocacia.

Tiago Pitta e Cunha
Ana Brito e Melo
António Pascoal

Ana Brito e Melo

 

É Engenheira Civil e tem um doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Há 20 anos que se dedica às energias renováveis marinhas e exerce a sua atividade no WavEC desde que foi criado, em 2004.

Ao longo destes anos tem feito diversos trabalhos de consultoria em energia das ondas e eólica offshore para entidades portuguesas e estrangeiras.

É Diretora Executiva do WavEC desde 2012 e Secretária Executiva do Acordo Internacional em Energia dos Oceanos pela Agência Internacional de Energia desde 2002.

António Calado

 

É Engenheiro do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (2003) e mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico (2007).

Em funções na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) desde o início do projeto em 2005, estando até 2008 ligado ao Departamento de Geomática na preparação da proposta de extensão da plataforma continental de Portugal, apresentada nas Nações Unidas em 2009.

A partir de 2008 acumulou as funções com a coordenação do Projeto do ROV Luso e respectiva equipa de pilotos.

Atualmente é o responsável pela área de ROVs e equipamentos oceanográficos da EMEPC.

Desde 2007 que participa anualmente em diversas campanhas oceanográficas no Atlântico Norte, promovidas pela EMEPC ou por entidades parceiras, como coordenador da parte operacional da maioria dessas campanhas, promovendo diversos projetos/programas de investigação, a maioria associados ao mar profundo, num total de mais de 400 dias de mar.

António Pascoal

 

Concluiu a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico (IST) em 1975 e o doutoramento em Ciências do Controlo na Universidade de Minnesota, Minneapolis, Minnesota, EUA, em 1987.

De 1987-1998 foi investigador na companhia Integrated Systems Incorporated, Santa Clara, California, onde projetou sistemas de controlo adptativo para estruturas espaciais flexíveis.

Desde 1998 tem exercido atividade de ensino e investigação no IST e no Grupo de Sistemas Dinâmicos e Robótica Marinha (DSOR) do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR).

É coordenador da Área Temática “Tecnologias para o Estudo e Exploração dos Oceanos” do Laboratório de Sistema e Robótica em Engenharia e Ciência (LARSyS) e “Adjunct Scientist” do “National Institute of Oceanography”, Dona Paula, Goa, India.

De 2008-2014 foi Presidente to Comité Técnico de “Marine Systems” da organização internacional IFAC.

Ao longo da sua carreira tem coordenado e participado em projetos nas áreas dos veículos robóticos autónomos aéreos e marinhos com parceiros na India, EUA, Coreia, e Europa. O trabalho realizado conduziu à construção e operação de veículos robóticos ligados em rede para aplicações científicas e comerciais.

Supervisionou 10 teses de doutoramento e publicou cerca de 300 artigos em revista e atas de conferências. O objetivo final do seu trabalho teórico e experimental é o desenvolvimento de sistemas autónomos marinhos e aéreos que permitam aos cientistas o acesso a ferramentas inovadoras para o estudo dos oceanos e dos seus recursos.

António Calado
Jorge Relvas

Jorge Relvas

 

Nasceu em 1960.

Doutorado (2000) e agregado (2007) em Geologia/Metalogenia, pela Universidade de Lisboa.

Professor Associado (com Agregação) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Investigador do Laboratório Associado IDL – Instituto Dom Luiz; é Presidente da Society for Geology Applied to Mineral Deposits (2016-2017) e membro do Comité Editorial do Boletin Geologico y Minero, ITGE, Espanha (2009-2016).

Corresponsável pelo Laboratório de Isótopos Estáveis da Universidade de Lisboa.

Membro do Conselho Diretivo da Fundação da FCUL.

Co-organizou e/ou foi orador convidado em inúmeros congressos científicos internacionais.

Participou em 14 excursões geológicas internacionais, 5 missões oceanográficas e em 15 projetos de investigação científica, alguns dos quais como Investigador Responsável.

Membro de painéis de avaliação da FCT na área das Ciências da Terra e do Espaço.

Revisor de seis revistas científicas ISI e autor de 27 artigos científicos em revistas internacionais indexadas, 4 livros-guia de excursões geológicas e mais de uma centena de apresentações em congressos internacionais; nomeado para o “Lindgren Award” (Society of Economic Geologists, 2000).

Distinguido com o prémio “Best Paper in Mineralium Deposita – 2001-2002” e com dois artigos-capa na revista Economic Geology (2006).

Coordenador científico da equipa que produziu os conteúdos do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência.

É, presentemente, Presidente da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, em representação da FCUL, e Coordenador da Comissão Nacional das Olimpíadas Portuguesas da Geologia (2014-16), por convite da Sociedade Geológica de Portugal.

Rui Azevedo

 

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto.

Desempenhou funções de Vice-Presidente da CCDRN, foi sócio fundador e Presidente do Conselho de Administração da empresa Quaternaire Portugal, SA e Diretor do Gabinete de Estudos da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), onde teve a responsabilidade de coordenar o estudo “Europe of the Sea” que constituiu o contributo da CRPM para a formulação da Estratégia Europeia para o Mar.

Mais recentemente, foi o perito coordenador da “Agenda do Mar da Região Norte”, promovida pela CCDRN, e participou nos trabalhos de preparação da candidatura do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar (Oceano XXI, agora designada por Fórum Oceano) ao concurso das Estratégias de

Eficiência Coletiva em 2009.

Nos anos de 2006 e de 2007 foi diretor da Universidade Itinerante do Mar (UIM), projeto promovido conjuntamente pela Universidade do Porto, pela Universidade de Oviedo e pela Escola Naval. Autor de 30 episódios do Programa Minuto do Mar emitidos na SIC Notícias entre junho e julho de 2015 e coautor de 13 episódios do Programa Mar, a Terra Prometida emitido na SIC Notícias entre dezembro

de 2014 e março de 2015.

É Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em regime de tempo parcial.

Rui Azevedo

Conferência e

Roundtables.

Nos dias 8 e 9 de Julho decorrerá uma conferência, apresentações de casos de sucesso e roundtables temáticas dedicadas à Economia do Mar.

Visite o Porto de Sines por terra e por mar.

 

Saiba mais >

Feira do Mar.

De 8 a 10 de Julho.

Demonstração e exposição de atividades e produtos inovadores do mar.

Entrada gratuita.

 

Saiba mais >

Concurso Aporvela Project Race

Concurso de construção de embarcações e regata.

Inscreva-se e participe.

 

Saiba mais >

Programa do evento.

Fique a conhecer ao pormenor todas as atividades.

 

Saiba mais >

bottom of page